sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Religião e Ocultismo.

Religião e Ocultismo.
A História da Religião sempre foi envolta em Mistérios Ocultos. A palavra ocultismo vem de Oculto ou ciência das coisas ocultas, como Magia, Espiritismo, Xamanismo, Bruxaria, poderes paranormais, mediunidade etc.
As ciências Ocultas ou ocultismo hoje em dia, se define como: Estudos de textos antigos, nestes textos, encontra-se, entre suas linhas, uma ciência mais avançada ou oculta por detrás das palavras. Podemos identificar ou encontrar nos textos de ocultismo três formas de escritas:
1 – Literal – Quando o texto exprime diretamente o seu significado
2 – Simbólica – São utilizados símbolos que são parecidos ou possuem alguma relação com o verdadeiro significado que se quer transmitir.
3 – Cifrada – Quando as palavras se encontram em código, para que apenas aqueles que tenham as chaves de sua decifração, consigam entender o que esta escrito.
Estes tipos de escritas eram muito utilizadas pelas Sociedades Secretas. As Sociedades Secretas, tiveram diversas origens, propósitos e muitas razões para ser tornarem secretas. Muitas destas Escolas afirmam em possuir práticas e conhecimento de textos de uma época muito antiga. Acreditavam que existiu uma grande civilização muito adiantada em nosso passado e estes textos seriam fragmentos de um conhecimento superior.
Mas a palavra Oculto não sé se refere a conhecimentos de textos antigos ou de Escolas ou Sociedade Secretas.
A Religião de uma forma geral sempre foi envolta em mistérios, não importa qual seja a Religião. A Religião sempre desperta nos olhos e no coração de quem encontra seu caminho a Paz e retira o Véu da escuridão, dissipando o Caos.
Em busca de Deus, o maior mistério do Oculto, as religiões atraem cada vez mais adeptos em busca de soluções de problemas e conforto da alma, buscam respostas como: para onde vou quando morrer, quem sou, de onde eu vim, espíritos existem?, porque nada da certo em minha vida? e ai vai, são milhares e milhares de questionamentos.
Desde a mais remota antiguidade, ou seja, desde o surgimento da humanidade a religião e o mundo oculto sempre andaram lado a lado. A história nos mostra que povos aborígenes ou Xamãs, possuíam e utilizavam poderes Ocultos (O Termo Xamanismo, também hoje em dia é utilizado para definir determinadas práticas espirituais e ritos religiosos, proto-históricos, e primitivos.) Estas práticas tem em comum o culto a Natureza, e estão divididos em diversas modalidades tais como:
Xamanismo dos aborígenes (índios) siberiano.
Xamãs de tribos indígenas de todas as Américas.
Os adeptos do Druidísmo, da Bruxaria Tradicional e dos Cultos a Grande Mãe Natureza. Estas civilizações povoaram toda Europa.
Ainda temos as práticas dos povos Aborígines da Índia como o Povo Drávida ou Tântrico que tiveram seu apogeu em torno de 10000 anos antes da era cristã.
Dentre muitos outros povos aborígene da antigüidade.
A crença em uma força criadora e na imortalidade era um ponto em comum destas antigas culturas. Me refíro ao homem que viveu na terra a mais de 10000 anos antes de nossa era. Pessoas especiais com um conhecimento superior, tinham poderes sobrenaturais, de conversar com os espíritos da natureza, com seus antepassados, tinham o conhecimento de ervas, chás cuidavam da saúde das tribos e dos rebanhos, para muitos estes seres humanos especiais tinham poderes ocultos, dádivas dadas pelo Criador, Criadora, e por seus antepassados. Estes povos primitivos e aborígenes ficaram conhecidos hoje em dia, por um termo genérico, os Xamãs, este termo foi adotado pela antropologia "xamã" porque as primeiras pesquisas que foram realizadas em torno do xamanismo se deram a partir do povo Tungu, natural da Sibéria. Estes povos e estes dados, são o elo da ciência moderna e o homem primitivo, a origem das Religiões chamadas Tradicionais (Islamismo, Induismo, Judaica, Jesuíta etc. etc).
Os homens primitivos tinham em comum crenças e um sistema de religião muito parecido porém suas práticas e ritos eram diferentes. Acreditavam em uma força criadora com bi-polaridade ou Dupla, Macho e Fêmea, Positivo, negativo, Deusa Mãe, Deus Pai, Deus Sol, Deusa Lua, Mãe Terra. Outro traço interessante na religião primitiva e o Culto ao Antepassado, o homem da antiguidade acreditava que os seus ancestrais podiam se comunicar com os vivos, os sacerdotes e sacerdotisas eram treinados para este fim, foram chamados de Xamã, Bruxas, Bruxos, Magos, Gurus etc..
Desde a mais remota antiguidade o Xamanismo é uma prática espiritual, médica e filosófica. Hoje médicos, advogados, donas de casa, psicólogos, espiritualistas, místicos, estudantes, executivos, e pessoas das mais variadas crenças estão estudando e aplicando o xamanismo. Esta religião e prática, esta sendo considerada como a Word Religião, a religião única de nosso globo na antiguidade.
Muitas destas praticas antigas tiveram por muito tempo que se tornar secretas, pois o advento da santa inquisição proibia tais práticas, perseguindo os devotos ou iniciados de poderem praticar sua milenar arte, caso esta determinação não fosse cumprida, o possuído pelo DEMONIO era punido com a morte, este advento se chamou Santa Inquisição. “(Santa)”.
A Inquisição é tema que não se esgota. Instituída em 1232 pelo papa Gregório IX ela vigorou até 1859, quando o papado extinguiu definitivamente o Tribunal do Santo Ofício. Portanto, funcionou durante longos seis séculos. Devido a esta complexidade é que se optou por explorar o campo do confisco dos bens dentro do Tribunal do Santo Ofício, instituição que tão bem utilizou-se do poder para manter-se viva no seio da sociedade durante um longo período histórico. A Inquisição em Portugal foi instituída em 1536, nos moldes medievais sob a liderança do poder régio.
A igreja naquela época destruiu basicamente boa parte das culturas dos Xamãs das civilizações ocidentais: Inglaterra, França, Irlanda, Portugal, Espanha, Grécia, dentre muitos outros paises europeus. O nosso Pais não escapou dos devaneios dos fanáticos religiosos da Igreja Católica Apostólica Romana a inquisição esteve aqui até bem tarde na história. Prova deste fato podemos comprovar no tráfico negreiro. O domínio do negro pela força, foi um grande absurdo Histórico, um ato nada humano diga-se de passagem.
A Coroa de Portugal, assim que chegaram os primeiros negros em terras Brasileiras, criou uma lei que, no seu primeiro artigo, determina que, todos os negros deveriam ser batizados na religião Católica e se acaso o batismo não fosse realizado em um prazo de cinco anos, as peças como eram chamados os escravos, como se fossem objetos de uso pessoal, deveriam ser vendidas e o valor seria revertido a Coroa.
Havia a tese que a África era uma terra de maldições, esta tese foi defendida por vários teólogos cristãos.
Em vários Sermões o Padre Antônio Vieira (XI e XXVII), afirma que a África é o inferno onde Deus se digna a retirar os condenados, pelo purgatório da escravidão nas Américas, para finalmente alcançarem o paraíso, o mesmo padre em sermão ao comentar o texto de São Paulo I Cor 12, 13, disse entendo de que os africanos, sendo batizados antes do embarque da África para a América, deviam agradecer a Deus por terem escapado da terra natal, onde viviam como pagãos entregues ao poder do Diabo.
Estes não foram os únicos fatos históricos a servo da inquisição, Culturas e filosofias foram sufocadas, em todo o território de nosso globo aonde a Santa Igreja detinha o poder, na Europa muitos bruxos e sacerdotes foram eliminados. Na historia das Américas também são repletas destes fatos.
Após a perda do poder da Religião e a ascensão da política e a supremacia do Estado, esta historia começou a mudar.
No passado, guerras pelo poder, as civilizações conquistadoras assimilavam e adaptavam a cultura sagrada dos povos vencidos, a cultura e crenças dos povos vencidos, acabava por manter-se viva, mesmo que de forma totalmente adaptada, e sagrada. No presente, vemos um novo fenômeno: A humanidade esta resgatando esse antigo sagrado, das ciências, filosofias e religiões ocultas envoltas nas brumas de nosso passado.
O homem possui a sede do saber ou o espírito gnóstico ou do conhecimento. Surge também novos termos como Holismo ou visão Holística, a palavra Holo significa o todo, as pessoas que possuem uma visão holísticas visam, unir a Ciência, Filosofia e a Religião, corpo, mente e espírito andam juntos, a necessidade do homem moderno agora também se volta para busca do encontro com o caminho espiritual.
Milhares de anos de história e o Oculto ainda é fonte inspiradora de muitos seres humanos. Pessoas especiais e com talentos naturais para a prática e o estudo do oculto, estão hoje em dia tentando resgatar a verdadeira história das religiões e práticas antigas. Nosso Pais hoje com mais de 500 anos de História, também monta sua história religiosa, somos um pais de colonização Luso, Africana, estas culturas se misturam com a cultura indígena aqui já existentes. Com o comércio internacional e a chamada globalização, recebemos influências de culturas de toda a parte do mundo.
Apesar de muitos religiosos acharem que o termo Oculto, e coisa do Demônio, a base de todas as religiões e nos ligar com uma força oculta ou não conhecida, e através do transe que todos os ritos religiosos porpocionam e que entramos em contanto com a Religião que significa Religar ou nos conectar com o Criador e forças espirituais existentes.
Este transe que a religião proporciona já era muito conhecido e comum nas religiões primitivas, o transe pode ser mais intenso ou menos intenso dependendo da corrente religiosa que a pessoa pertence. As religiões de abordagem Xamãs, há dentro de suas práticas um transe muito profundo que coloca o praticante em contato com seus ancestrais e esprítitos da natureza ou Deuses. Hoje em dia ouve-se falar muito em mediunidade, incorporação, terceira visão, mas são fenômenos naturais que remontam a história da religião e da humanidade. Este fenômeno natural não é patrimônio de nenhuma prática ou arte religiosa e sim um fenômeno natural, um mecanismo genético, espiritual e corporal. Hoje em dia muitos religiosos de várias correntes utilizam estes dons naturais para poder ajudar seu clero ou seu fiéis, apenas não assumem que este dom pode ser chamado de mediunidade, transe ou coisa parecida, eles apenas falam que é revelação de Deus ou do espírito santo, se hoje em dia houve-se a Inquisição, Padres, Pastores dentre outros, estariam junto aos Ocultistas, Espíritas, Bruxos, Xamãs, Pais de Santo etc. etc. na fila da grande fogueira.
O preconceito religioso e racial afasta a humanidade do caminho do bem, nosso planeta esta doente, nossos rios e florestas estão sendo destruídos, os cientistas já nos alertam sobre a camada de ozônio e o lento derretimento das geleiras, o mar pode no futuro aumentar seu nível.
Cada um tem sua morada e consciência espiritual, não há religião melhor do que a outra, todas elas possuem: pobres, doentes, ricos, pessoas sem caráter ou com caráter, alias as religiões não brigam entre si, e sim os religiosos.
As culturas, filosofias e religiões antigas de abordagem xamanica ou não estão cativando cada vez mais simpatizantes e adeptos, preocupados com a origem e preservação das culturas, filosofias e a religiões antigas, a preservação da natureza também é um ponto comum destes grupos.
Algumas destas culturas primitivas são vivas ate hoje, os povos indígenas ou de origem aborígene de todo o nosso globo, fazem questão de manter e preservar suas tradições. Pessoas com grande sensibilidade e grande espiritualidade estão, aprendendo com nossos amigos índios os nossos verdadeiros ancestrais. Os Xamãs (sacerdote, curandeiro, conselheiro) índios ensinam a sua arte ao homem branco. No Brasil as praticas Xamãs exercem influência em outras manifestações religiosas e culturais, como Pajelança, Catimbo, Umbanda, da Mama África o Culto aos Orixás, que ficou sendo muito conhecido no Brasil como Candomblé de Nação (Ketu, Jeje, Angola etc.), da Europa vieram os Bruxos e as Bruxas da tradição Ibero-Celta, vieram da região de Galiza, Portugal, Itália, etc., estas tradições são chamadas tradição Oral, os seus conhecimentos são transmitidos oralmente, de pai para filho de mestre para discípulo. As escolas Secretas umas existentes a séculos, também se esforçam para preservar a História e Mistérios da antiguidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário