sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Orixás / Entidades


Orixás / Entidades  
       
   
Há uma limitação aos pedidos feitos às entidades?

A única coisa que se deve evitar é tentar prejudicar o próximo através das entidades. Certa vez, um exu ao receber um pedido de uma pessoa para retirar um inquilino de sua propriedade, respondeu que iria atendê-lo assim que localiza-se uma casa mais barata e confortável para o inquilino.



Com relação a Ogum vejo os caboclos como guerreiros solitários, enquanto que os caboclos de Oxossi são mais gregários. Como o senhor acredita que deveria ter sido a vida do índio na terra, para o caboclo estar sob a égide de Ogum no mundo espiritual?


Como eu acredito que os semelhantes se atraem, acho que os índios descendentes da linha de ogum deveriam ser menos compreendidos e por isso mais solitários e talvez até mais violentos. Deviam ser retraídos. Isso é puro palpite.

Quem são as caboclas (os) de Oxum? Iara é de Oxum?
Oxum é uma vibração da Natureza que habita as águas doces e as cachoeiras. Nesta linha cósmica várias entidades se manifestam e o exemplo do elemental chamado Iara é bem apropriado. Existem algumas entidades, caboclos que cruzam na linha de Oxum. Em nosso terreiro dois deles se manifestam: o Caboclo Beira Rio e Caboclo da Areia Branca, esse com ponto cantado que pode ser ouvido em nosso site.

Li em alguns sites que a Jurema é de Oxossi e em outros que é de Iansã. Qual é o correto?
A Jurema é o feminino de Oxossi, enquanto que Iansã é o feminino de Xangô.

Uma pessoa nasce e morre sob a mesma influência de um orixá ou pode sofrer mudanças durante a vida?
Não pode mudar porque nascemos de uma centelha divina e se essa centelha estiver sob a influência e um orixá, não tem como mudar.



A partir de quer idade se pode saber o orixá regente?
Normalmente com sete anos. É uma data simbólica. Às vezes a proteção natural de um infante pode interferir no jogo.



Oxalá é Jesus Cristo? Por que não se incorpora este Orixá?
Oxalá tem sincretismo sim com Jesus Cristo. Os Orixás são vibrações cósmicas, portanto não incorporam. A incorporação se dá por eguns, ou seja, espíritos que já tiveram encarnação na terra.

Pai Fernando, como é seu relacionamento com os Orixás?
Eu me entrego totalmente a eles.

Tenho uma cigana ao meu lado que quer que eu trabalhe. O que devo fazer?
A energia do povo cigano é muito envolvente, daí o fascínio pelas entidades dessa linha, entretanto eles não têm o direito de tomar para si a proteção das pessoas, muito menos exigirem exclusividade. Cigano ou Cigana respeitadores dentro desta linha na umbanda, é apenas auxiliar das entidades maiores. Se uma entidade da linha cigana insistir em ficar ao lado de alguém deve ser afastada porque não é entidade de luz, exceto se veio para abrir o caminho para as outras entidades.

Qual a diferença entre "orixás cósmicos" e "não cósmicos"?
Orixá Cósmico são os que vêm do espaço e são forças cósmicas. Imagine o espaço dividido em sete pedaços e cada um deles é uma força (Oxalá, Ogum, Iemanjá, Oxum, Iansã, Oxossi e Xangô) e cada encarnado nasce sobre essa influência e cada um deles age em uma força da terra (Ferro, Mar, Água Doce, Tempestades, Natureza e Pedras e Raios) Orixás se diz também às entidades. É um tratamento carinhoso de nossa parte. Por exemplo: Caboclo Tupinambá é meu Orixá, Esses podemos dizer são os que você. Chama “não cósmico”.



Na Umbanda os Orixás falam e no Candomblé não?
Na Umbanda as entidades incorporam nos médiuns. No Candomblé não acontece isso. Prefiro não entrar em detalhes porque não entendo nada de Candomblé. O que eles diferenciam é que o Candomblé existe o uso do sangue como elemento de trabalho e na Umbanda não.

Qual a diferença entre um orixá (Ogum, por exemplo) e os orixás que levam o mesmo nome por exemplo: Ogum Beira-mar?
Ogum é Ogum em qualquer lugar. Os Oguns que atuam no mar são chamados da falange do Beira-Mar, mas são oguns.


Dentro do kardecismo e compatível a presença de pretos-velhos?
Quando trabalhava na linha kardecista o nome do Pai Maneco era Irmão Maneco. O seo Zé Pilintra era apenas Zé, o Caboclo da Cachoeira era só Caboclo. Na verdade eu já era mais ou menos questionador e não praticava o espiritismo kardecista radical. Era livre atirador.

Por que são sete vibrações originais, se existem mais de sete orixás conhecidos?
Acho o número 7 um limitador e vai ser até quando não sei. Um dia, talvez, os umbandistas tenham mais coragem para quebrar esses folclores.



Ogum é índio ou é um soldado romano?
A característica de Ogum, que vem com uma armadura, é porque nós fizemos esta formatação de símbolo. A Umbanda é cheia de folclore, e o folclore é aproveitado pelos espíritos. Um Ogum é qualquer filho de Ogum. O simbolismo pode ser o Romano, mas o espírito incorporado é o Índio.



Pode acontecer de um Preto incorporar num ponto de Caboclo Como eu sei que um Caboclo é um Caboclo, que um Preto-Velho é um Preto-Velho?
Pode, mas está errado. A música determina que linha está sendo chamada. Os Pretos-Velhos e os Caboclos podem trabalhar juntos, mas cada um vem em seu ponto de chamada.



Pai de cabeça sempre é Caboclo. Então como existe filho de Omulu?
Não cultuo Omulu como pai-de-cabeça. Essas distorções o tempo vai ordenar.



As entidades têm pai-de-cabeça?
O Preto-Velho, quando era vivo, tinha o seu Orixá como nós temos o nosso. Hoje, como espírito um Preto-velho, carrega seu Orixá, como o Pai Maneco que é filho de Iemanjá, mas trabalha na linha de Preto-velho e não na de Iemanjá.



Qual é a relação dos Orixás com o Kardecismo?
No Kardecismo não se cultua Orixá, só o espírito. Eles não cultuam a vibração cósmica. Mas existem espíritos que trabalham tanto no Kardecismo como na Umbanda.



Porque o sr. Pai Fernando trabalha com entidades “novas” (entenda-se aí nomes novos), com exceção do seo Zé Pelintra e do seo Tranca Ruas?
A tua pergunta é muito interessante. Das entidades que você mencionou como “novas”, vamos tirar o Caboclo Junco Verde que tem manifestação tradicional em todos os terreiros, tanto que o ponto cantado é do folclore. Quanto ao Pai Maneco, esse é um nome por ele revelado na linha kardecista quando ele incorporou pela primeira vez. Disse “...podem me chamar de Maneco” . O então Irmão Maneco do kardecismo, é hoje o Pai Maneco da Umbanda. Já recebi noticias que ele se manifesta em outros terreiros. Quanto ao Caboclo Akuan tem que ser anotado um fato: ele não é um nome fantasia. Na história dos índios brasileiros aparece seu nome, inclusive existindo o dialeto dos Akuens. Quando ele se apresentou para mim, disse que seu nome era Akuen, mas a pronuncia era “Akuan”. Para que seu nome não fosse alterado  escrevo Akuan.

Quando surgiu a linha dos boiadeiros no Terreiro do Pai Maneco?
Qual é a linha de atuação energética dos boiadeiros?
Para quem tem intimidade com os boiadeiros sabe o quanto eles são poderosos e trabalhadores. Atuam desde a cura até a manipulação da linha da esquerda. Por ser uma linha neutra os boiadeiros tem acesso direto com os exus e trabalham assim com muita naturalidade mas sem perder a sua marcante identidade. Eles dizem que são filhos do sol, da lua, do vento, da chuva, dos trovões e da mata. A Natureza é quem os domina. São especialistas em cuidar de coisas da família, o que eles, tanto quanto os ciganos, tem um respeito muito grande. Eles quando encarnados viviam em conflito: amavam suas famílias, mas as deixava em favor de seus deveres de boiadeiro. Por isso suas cantigas sempre falam de amor e saudade.

Quais as características mais marcantes dos caboclos de Xangô?
Claro que nem precisa falar de sua força e determinação.
O que os distingue dos demais é que são extremamente austeros.

Por que tanta gente recebe o seu Zé Pilintra?
Seu Zé Pilintra é a entidade mais cultuada no Brasil. Ele gosta de trabalhar e sempre encontra um cavalo disponível para lhe servir, muito embora prefira um dirigente de terreiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário