sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Orixás

  • Orixás

Orixá é o poder de Deus manifestado de forma “personificada”, em que um ente de natureza divina irradia continuamente esse poder que concentra em si e doa graciosamente à todos que, movidos pela fé, a ele recorrer religiosamente por meio de cantos, orações e oferendas. 
Orixá vem da cultura africana Nagô – Yorubá e são Divindades criadas a partir de Olorun que é o Deus Supremo onipresente, oniquerente e onisciente. A Umbanda cultua os Orixás através de suas qualidades, elementos e mistérios. A Umbanda é e está na Natureza e em seus elementos naturais.
Eles são as Divindades, os espíritos destinados a aconselhar e ajudar o nosso mundo! Orixá não é santo, pois santo foi um espírito humano que viveu no plano material e por boas atitudes foi canonizado pela igreja católica e também não é anjo, pois anjo é um mensageiro de Deus e Orixá é Divindade de Deus. Mas nem por isso os Umbandistas deixam de respeitar Jesus ou mesmo a São Jorge, etc...
No seu início, a Umbanda serviu-se do sincretismo por analogia de funções, com os santos católicos, aqui preservado para fundamentar as manifestações dos espíritos ligados aos orixás. Por isso, Orixá nunca en­carnou, portanto não é santo, nem dá con­sultas, Orixá não é mensageiro de Deus e sim representante de suas qualidades, atributos e sentidos.
Orixá na Umbanda é isso: poder divino enviado por Olorum (Deus) para nos amparar!
Considerações sobre os Orixás
  • Os orixás fazem apenas sincretismo aos santos católicos, trazendo-os como associação pela imagem e semelhança, e não os representando.
  • As cores e sincretismos podem variar de acordo com a linha e doutrina da casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário