sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Exus e Pombas-giras


Exus e Pombas-giras  
       
   
O que Exu tem a ver com Ogum? Gostaria de saber a sua resposta porque algumas pessoas dizem que são “irmãos”. Como falamos em energias eles são, Exu e Ogum, opostos ou complementares, ou nada disso que eu estou pensando?

Não são irmãos, nem opostos ou complementares. Muita gente não iria concordar com a minha resposta, mas simplesmente exu é exu e ogum é ogum, ou seja, às vezes se encontram em trabalhos, os Oguns às vezes são chefes dos exus, como os da linha do seo Tranca Ruas e Tiriri, e assim por diante. Eu gosto de uma Umbanda objetiva e simples.



Exu é o diabo?

Diabo é uma figura da religião católica, não pertence à Umbanda.



Por que no terreiro do pai Maneco as sessões com exus e pomba giras são abertos ao público, eles não trabalham com o mal?
Todos os trabalhos espirituais realizados no Terreiro do Pai Maneco, são realizados com as luzes acessas e portas abertas, como símbolos da transparência e honestidade. A linha de Exus na Umbanda é formada por espíritos bons e caridosos, que escolheram este nível vibratório para seu próprio desenvolvimento. Na verdade, não poderia ser diferente, pois nossa religião é baseada na docilidade dos pretos-velhos, na pureza dos índios e na ingenuidade iluminada das crianças.



Quais as entidades que podem mandar fazer trabalhos em encruzilhadas e cemitérios?
Somente Exus ou Pomba-giras, em seus campos de atuação. Não cabe a ao caboclo nem ao preto-velho, ou qualquer outra entidade de Umbanda interferir no campo de ação da quimbanda. O que geralmente fazem é alertar da necessidade de uma entrega ou trabalho na quimbanda, aconselhando que haja uma consulta com entidades de esquerda. Sabemos que os caboclos e pretos-velhos tem profundo conhecimento do assunto, alguns deles ate mesmo trabalham com outro cascão na quimbanda, mas nunca agem na umbanda como exus e pomba-giras.



Homem não pode receber pomba-gira. Isso é verdade?
O homem pode receber pomba-gira. Depende do constrangimento ou não de cada um. Eu, particularmente, não recebo.



Qual a diferença entre "Pombas-Giras" e "Ciganas"?
Pomba-gira são as entidades femininas da quimbanda e as ciganas fazem parte da linha dos ciganos. A diferença é grande. A pomba-gira é o exu feminino e a cigana é uma entidade da umbanda.



Será verdade que o fato de ter as Pombas-Giras próximas a nós desperta desejos sexuais desvirtuados?
Isso não é verdade. Não tenho nem como explicar por ser um fato absurdo e incoerente com a seriedade da pomba-gira.



Qual é o papel da Quimbanda no terreiro? Qual o Exu que chefia?
A quimbanda serve a Umbanda e desmancha energias negativas através da criação de campos de força. Campo de força normalmente é criado pelo exu nos trabalhos da quimbanda, mas sempre com a intenção de destruir uma força ruim. Aqui em nosso terreiro a linha da quimbanda é dirigida pelo Exu Tranca Ruas das Almas, claro que incorporado em mim que, por ser o pai-de-santo, as ordens têm que ser acatadas. No meu livro eu conto fatos desse exu, uma entidade maravilhosa e que só faz o bem. Em outro terreiro o chefe vai ser o exu que trabalhar com o pai-de-santo de lá. Ou seja, entre eles não existe hierarquia no espaço. Respeito existe entre eles, mas isso não é hierarquia.

O que é um exu de encruzilhada e um da calunga grande, o Sr. pode me explicar qual é a função deles?

Vamos por etapas. Calunga grande é o mar, calunga pequena é o cemitério. São linhas onde os exus trabalham e conforme servem às entidades da Umbanda. Eu sou cruzado com o seo Tranca Ruas das Almas e da Encruzilhada para poder exercer o direito de trabalhar onde eu quiser, ou seja, na calunga pequena ou na encruzilhada. Não esqueça que no cemitério (calunga pequena) trabalham os Exus das Almas e os Caveiras.



Posso ter imagens de exus ou pomba-giras em casa?
O lugar certo para imagens de exu é no terreiro. Em casa devemos exercer apenas do a nossa vida familiar. Quando quiser fazer pedidos ou homenagens aos espíritos, seja ele qual for, faça no terreiro ou no lugar vibratório de cada orixá e aos exus também em seus locais, encruzilhadas ou na mata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário