segunda-feira, 6 de setembro de 2010

-Exu- E -Pomba-Gira-

-Exu- E -Pomba-Gira-
Exu é um tipo de entidade que trabalha na esquerda, são os espiritos, que melhor nos entendem, pois conhecem o problema humano, são os únicos, que trabalham com dinheiro.
Em um terreiro, quando têm gira de esquerda, parece uma festa, as entidades vêm bebem, fazem a maior bagunça, porém você deve se perguntar a então pra que girar com exu eles só vem beber?, não quanto a isso você está muito enganado, exu e de extrema importancia na umbanda, Tanto que todos, os terreiros que conheço fazem sua obrigação (pequna oferenda uma vela e um copo de pinga) a exu antes de começar a gira, pode ser perigoso, você não comprir com suas obrigações antes da gira, têm uma historinha que explica melhor isso.
Existiam 2 Amigo, eles trabalhavem na lavoura e se conheciam des de pequenos, eram muito amigos, mas um dia, esqueceram de fazer sua oferenda, a Exu, então Exu disse vou pregar uma pessa neste 2.
Eles estavam no campo, trabalhando, e Exu se desfarçou de humano, colocou um boné que do lado direiro era preto e do esquerdo vermelho, e passou bem no meio da onde os 2 homens trabalhavem, cada um viu apenas um lado do boné.
Ai um deles disse que bonito chapéu preto do homem né, e o outro disse que preto era vermelho, os 2 comçaram a discutir e acabaram se quebrando em uma briga.
Na falnge de Exu existem muitos, Exus entre eles, estão:
Exu Tranca-rua-das-almas
Exu Tiriri
Exu Marabô
Exu Veludo
Exu Morcego
Exu Gira-mundo
Maria Padilha
Maria Mulambo
obs. Alguns terreiros, giram com ciganos junto com os exus.
Sua cor é Vermelho e preto.
Sua guia tambem é vermelha e preta.
Sua roupa da mesma cor, as Pombas da saias compridas e blusa, e os Exus, de calça camisa e capa.
    Exu é um povo muito querido, têm muito oque falar sobre ele mas agora não me vêm na cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário